In Bebidas cozinha Italiana Entradas GASTRONOMIA Principal Restaurantes Sobremesas Via Appia

Sabor familiar

 

A cozinha italiana é especial. Afirmação que não se esgota na variedade de massas, molhos, embutidos e vinhos. Ou na experiência de sentir os diversos cheiros, texturas e sabores das várias e únicas combinações possíveis. Ela é referência também ao espaço físico, que é o primeiro elemento de um conjunto que só se completa na mesa farta, ocupada pelo maior número de familiares. A cozinha italiana é um negócio que sobrevive a gerações, e em alguns casos, para sorte de seus apreciadores, a expressão é seguida ao pé da letra. Fernando Guerrera fez do negócio do pai o seu estilo de vida.20150909_191754

A frente do Via Appia, restaurante com unidades em Setúbal e nos Aflitos, ele herdou do pai o gosto por cozinhar e como ele, hoje se divide entre os dois pontos para manter uma relação próxima com os clientes. "Lembro que sempre repreendia a papai quando ele convidada as pessoas a irem a cozinha e ficava inventando novas combinações na hora", relembra ele, que ao falar sobre os quase 30 anos de restaurante, lista algumas experiências que reproduzem na íntegra o comportamento do senhor Ernesto Guerrera."Em uma mesa grande, uma senhora antes de fazer o pedido dela pediu para chamar o dono e quando eu cheguei ela me disse que queria comer uma massa com camarão, mas acompanhado de molho agridoce, igual ao do 'chinês'. Não prometi igual, mas voltei para cozinha e preparei o prato dela, que adorou", recorda.

Seu Ernesto veio da Calábria, sul da Itália, e entre os pratos tradicionais da região trouxe as receita da berinjela e do pimentão recheado. Cativou a mulher, dona Gilka, e os filhos, que estavam sempre experimentado a execução dos pratos. Para abrir o leque de opções para seus clientes, ao aprendizado caseiro ele somou um curso de cozinha clássica em Milão. "O menu é todo pensado por mim. Faço todas as massas e estou sempre entre um local e outro acompanhando o funcionamento da cozinha", diz ele, que para além das opções do cardápio, vez ou outra atende ao pedido de um cliente ávido por alguma novidade. "Não mexo muito nos pratos, mas às vezes sugiro algumas combinações diferentes de massas e acompanhamentos. E já fiz algumas vezes um filé com geleia de pimenta acompanhando um ravióli de couve-folha".

20150909_210509
Fusilli aos quatro queijos com camarões em caldo de frutos do mar

A novidade do menu é a opção do pacote para almoço ou jantar com entrada (mesa de frios), principal e sobremesa. O valor inicial e R$ 29,90, com variação do preço de acordo com o prato escolhido. A sugestão do Mon Dieu! é o Fusilli aos quatro queijos com camarões em caldo de frutos do mar. Se bem que o visual do Ravióli de salmão recheado com molho de mexilhões marinados em vinho branco e frutos do mar é tentador, e, ao que me disseram, bastante saboroso.

20150909_210556
Opção para quem gosta de peixe e frutos do mar: Ravióli de salmão recheado com molho de mexilhões marinados em vinho branco e frutos do mar

Não se prive da mesa de frios, mas tenha cuidado para não exagerar, a quantidade de opções de antepastos (não deixe de provar o caponata e as opções de pimenta) é tentadora, mas o processo deve ser completo, sem sobressaltos até o prato principal, cuidadosamente preparado para ressaltar cada sabor de forma harmoniosa, mas individual, e você fechará a noite com uma pitada de doce, com opção de sobremesa com calda de chocolate ou goiaba com laranja.
Passo a passo

Collage




SERVIÇO 

Via Appia

Rua do Futuro, 634

R. Visc. de Jequitinhonha, 1352 - Setúbal

Almoço e jantar a partir de R$ 29,90 com entrada (mesa de frios, 100g), prato principal e sobremesa da casa

Informações: 81 3341. 4266

 

Related Articles

1 comentários:

  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You definitely know what youre talking about, why throw away your ingctlilenee on just posting videos to your site when you could be giving us something informative to read?

    ResponderExcluir

nao apagar!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *