In Comida saudável dieta fitness Entradas GASTRONOMIA Gastronomia Funcional Principal receita saudável Sobremesas Thais Lima

Sabor funcional

Alimentação saudável tem que funcionar. Em vários sentidos, incluindo o paladar. Pois é fato que nem sempre a consciência das necessidades do corpo de nutrientes, vitaminas e afins se reverte em uma dieta balanceada. O sabor fala mais alto. Por inúmeros motivos, incluindo questões emocionais - não é novidade a satisfação de homens e mulheres ao devorar um pedaço de barra de chocolate em momentos um tanto difíceis. Ou seja, é legítimo, mas frágil, diante de tantas tentações, o argumento da troca do sabor pelo saudável. E nem é necessário, como prova Thaís Lima. A gastrônoma vem focando seu trabalho na conversão de seus conhecimentos, em especial na cozinha francesa , em pratos bonitos, bem balanceados e gostosos.

Não adepta a radical20150826_103246ismo, Thaís acredita em disciplina e bom senso. "Não é uma coisa ou outra. Ou é gostoso, ou é saudável.  A gastronomia funcional trabalha a combinação de ingredientes que somam benefícios para saúde em pratos tão saborosos ao paladar quando aos olhos", diz  a chef, lembrando a importância do apelo visual para despertar o interesse. "Somos visuais. Então cores e texturas nos atraem". Em seu trabalho, além dos pratos de sua carta pessoal, ela trabalha a elaboração de cardápios personalizados, a partir da lista de alimentos liberados pelo nutricionista.

E no menu funcional há espaço para saladas, pratos com carnes e massas e sobremesas, como o mousse de abacate com cacau. Para o Mon Dieu! Thaís preparou uma refeição completa, com dicas fitness, sem perder a medida entre o gosto e a funcionalidade. No tutorial gastronômico, além das receitas, dicas para escolha de ingredientes e de preparo, como a soma do papel manteiga ao papel alumínio para o cozimento ao forno do Filé de Peixe Mediterrâneo, conservando assim a proteína do prato.

Para conferir o vídeo do passo a passo com as  dicas de Thaís Lima, clique no link Cardápio fitness

 

Salada com grão de bico
20150826_121948A salada com grão de bico é ideal para anteceder um prato mais leve, como peixe,  pois sendo mais concentrada, ajuda a dar a sensação de saciedade. O pepino, rico em água, é uma escolha refrescante

1) CAMADA: Molho vinagrete de limão
2) CAMADA: Grão de bico
3) CAMADA: Pepino
4) CAMADA: Cenoura ralada
5) CAMADA: Tomate cereja
6)CAMADA:Mix de alface roxa e mimosa

MODO DE PREPARO

Distribuir em camadas, na sequência dos ingredientes.

Filé de peixe Mediterrâneo

20150826_122123
O peixe não deve passar mais do que 20 minutos no forno pré-aquecido. Este tempo pode ser somado a mais 5 minutos, com a trouxa aberta no forno,  para quem prefere o prato um pouco mais dourado. Frango é uma opção que pode substituir o peixe

INGREDIENTES

2 Filés de tilápia
4 Tomates cereja
4 Alcaparras
1 Limão
2 colheres Azeite
10 folhas Manjericão
2 dentes de Alho
3 colheres de vinho branco.
Sal e pimenta do reino a gosto

Espaguete de legumes

INGREDIENTES
2 cenouras lavadas e sem pele.
2 abobrinhas
Modo de preparo
Com descascador filetar e após inserir na receita do peixe Mediterrâneo.

MODO DE PREPARO:

  1. Colocar papel manteiga em cima do papel alumínio e arrumar uma camada de espaguete de legumes. Regar azeite e pimenta do reino.

  2.  Colocar o peixe em cima da cama de espaguete,os tomates, manjericão, as alcaparras e duas rodelas de limão em cima da tilápia.

  3.  Fechar o peixe como um formato de bombom dos lados do papel alumínio.

  4. Levar ao forno pré aquecido a 220graus por 1 minutos.


Mousse de Abacate com Cacau

Tempo de preparo: 10 minutos | Rendimento: 4 porções

20150826_122155
Não é permitida a substituição do cacau por chocolate meio amargo, pois esta troca altera o valor da gordura do prato

INGREDIENTES 

100g de abacate maduro
4 colheres de cacau em pó 100%.
2 colheres de melado

MODO DE PRAPARO

Bata todos os ingredientes em liquidificador até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas e sirva.
Dica: se preferir, decore com morangos em lâminas por cima.




SERVIÇO

Santevie Centro de Saúde e Bem-Estar
Rua General Joaquim Inácio 830 - Sala 1507
Empresarial The Plaza - Ilha do Leite - Recife-PE
Informações: 81 3062.3740 / 3423.3575

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

nao apagar!!!

Nome

E-mail *

Mensagem *